0 primeiro vinho a ser posto à disposição do público apreciador, foi a Quinta da Penseira, colheita de 2001, galardoado com uma Medalha de Prata no "XL Concurso do Melhor Vinho na Produção", organizado pela Comissão Vitivinícola do Dão e onde não foi atribuído nenhum primeiro prêmio, nem encontrado "0 Melhor Vinho do Dão", uma vez que, em termos vitícolas, foi um ano muito difícil. VINHO TINTO COLHEITA DE 2001
FICHA TÉCNICA
PARÂMETROS ANALíTICOS Álcool (V/V) - 13,2 % Acidez Volátil - 0,38 gr/dm3 Acidez Total - 5,9 gr/dM3 pH - 3,38 Sulfuroso Livre - 33 mg/dm3 Sulfuroso Total - 72 mg/dm3
CASTAS Touriga Nacional - 80 % Alfrocheiro - 20 %
TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO Esmagamento com desengace total, seguido de fermentação em cubas de aço inox, a uma temperatura de cerca de 28'C e com um tempo de maceração de 15 dias. 0 vinho estagiou, durante 2 meses, em barricas novas de carvalho francês, de fabrico francês e nacional.
Esperou depois pelo seu engarrafamento, em 27 de Maio de 2003, em depósitos de inox, com inertização por azoto.
Dele foram engarrafadas 6000 garrafas.
ANÁLISE SENSORIAL Cor retinta, fruto do seu encepamento e da maceração prolongada, apresenta aroma com notas de baunilha e chocolate, bem conjugadas com nuances de frutos vermelhos, muito maduros.
Na boca apresenta-se encorpado, volumoso, com taninos de excelente qualidade, alguns deles ainda a denotarem um futuro promissor para este vinho, o qual, no entanto, pode desde já ser bebido com muito agrado. Aprecie todo o seu esplendor, já a partir do próximo ano e, se tiver alguma paciência, guarde-o e vá-o bebendo periodicamente no decorrer dos próximos 15 anos.
No entanto, aconselhamos a que o mesmo seja consumido com moderação, em copo de vidro apropriado e à temperatura de 16-18°C.
VINHO TINTO COLHEITA DE 2002 |